A Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas entrou em um acordo com as distribuidoras de filmes para mudar a data de estreias nos cinemas brasileiros. A partir de 13 de março, filmes entrarão em cartaz nacionalmente na quinta-feira, e não mais na sexta-feira.
Na prática, a ideia é incentivar o público a frequentar mais as salas num dia que era considerado mais fraco. No comunicado oficial, Paulo Lui, presidente da Feneec, diz que a mudança "pode influenciar positivamente nos resultados de filmes médios nacionais e internacionais, que nem sempre têm verba para uma comunicação pesada antes da estreia". "Eles ganham mais um dia de boca a boca", diz Lui.
Ainda não se sabe se os ingressos de quinta-feira passarão a custar o mesmo dos bilhetes de fim de semana, nos cinemas que hoje fazem essa distinção de preços de sexta a domingo.
Nos últimos 20 anos, os filmes têm estreado no Brasil às sextas, mas antes dos anos 1990 o circuito exibidor já trabalhava com as quintas-feiras como data de lançamento. Países como Alemanha, Rússia e Austrália lançam filmes às quintas, assim como Argentina, Peru, Bolívia e Chile, na América do Sul.