Sucesso desde 2001, o 8º Festival Internacional de Cinema de Salvador traz o melhor do cinema mundial da atualidade para a cidade em mais uma edição.
O evento irá acontecer de 02 a 15 de novembro de 2012, na Saladearte Cinema da UFBA/Vale do Canela, sempre às 20h30. Serão 14 filmes inéditos, todos com apenas uma única exibição. A programação conta com uma seleção de longas dos mais variados gêneros, da comédia ao documentário.
Abriremos o Festival na sexta, dia 02 de novembro, com o filme argentino “Viúvas” (VIUDAS), de Marcos Carnevale. Com Graciela Borges, Valeria Bertuccelli, Martín Bossi, Rita Cortese, o longa tem uma temática familiar, sobre uma relação incomum que acontece por conta de uma tragédia.
Nomes importantes farão parte da programação, como Isabelle Huppert, protagonista do filme ‘Em Nome de Deus’; Benicio Del Toro, Gaspar Noé e Emir Kusturica, um dos diretores do filme ‘ 7 Dias em Havana’, que retrata pequenas histórias em Havana, onde os personagens se cruzam durante o longa.
Os filmes poloneses que resultaram da parceria com Embaixada da Polônia no Brasil, oferecem a oportunidade de conhecer as mais recentes e premiadas produções cinematográficas do país, desde dramas voltados ao período da Segunda Guerra como “Veneza”, filmes com a atormentada história da Polônia do século XX ao fundo (“Rosinha”, “Pequena Moscou”), até obras que retratam a realidade atual (“Zero”).
O filme ‘ Veneza (Wenecja)’ ganhou o Festival Internacional de Filmes de Montreal com prêmio Especial de Júri, e conta com o ator Vincent Gallo (Prêmio de melhor ator masculino no mesmo Festival). Sua exibição será no dia 14 de novembro (quarta-feira), penúltimo dia do 8ª Festival Internacional de Cinema de Salvador.
Além dos 5 filmes poloneses, a programação conta com o filme argentino “ Viúvas” e o norte-americano “Bully”, documentário do diretor Lee Hirsch que tem causado grande discussão pelo mundo sobre sua censura e tema polêmico. Também, serão exibidos 3 filmes franceses, como Laurence Anyways, que narra uma década na vida de um transexual, que será exibido para 03/11, sábado. Há ainda a exibição do filme brasileiro, o “Futuro do Pretérito – Tropicalismo Now”, que propõe um olhar diferente sobre o movimento tropicalista e o que ainda restou dele nos dias de hoje. O filme uruguaio – La Vida Útil, premiado no Festival de Havana, o italiano “Beije-me Outra Vez”, e o filme iraniano “Separados pelo Inverno”, elogiado pelas críticas, também compõem nosso 8º FESTIVAL.
O Festival conta com o apoio da Embaixada da Polônia no Brasil, da Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Pavilhão de Aulas do Canela (PAC) e das distribuidoras IMOVISION, IMAGEM, PANDORA, PETRINI, VITRINE, VINNY.
O cartaz do Festival deste ano é assinado pelo artista visual Davi Caramelo, que tira proveito do tema ‘Ver para Crer’ onde a provocação é que o público venha ver em sessões únicas a programação.
PROGRAMAÇÃO:
VIÚVAS (Viudas)
De Marcos Carnevale. ARG, 11. 1:40. 12 anos. Com Graciela Borges, Valeria Bertuccelli, Martín Bossi, Rita Cortese. Elena é uma diretora de documentários muito reconhecida, felizmente casada com Augusto. Em uma manhã, descobre que seu marido sofreu um infarto. No hospital conhece Adela, amante de seu marido. Antes de morrer, Augusto pede a Elena para cuidar de Adela.
Sexta [ 02 ] às 20:30
LAURENCE ANYWAYS (Laurence Anways)
De Xavier Dolan. FRA, 11. 2:45. 14 anos. Com Melvil Poupaud, Suzanne Clément, Natalie Baye e Yves Jacques. Sinopse: A história do amor impossível entre uma mulher e um homem que decide mudar de sexo.
Sábado [ 03 ] às 20:30
SEPARADOS PELO INVERNO (Zemastan)
De Rafi Pitts. Irã, 2006. 1:35. 10 anos. Com Mitra Hajjar, Ali Nicksaulat, Said Orkani, Hashem Abdi, Zahra Jafari, Naser Madahi, Safari Ghassemi. Quando um homem perde seu emprego, ele abandona sua cidade e sua família em busca de trabalho. Mas os meses se passam e ele não dá mais sinais de vida. Neste tempo, outro mecânico chega à cidade, também em busca de trabalho. Ele logo encontra a esposa abandonada.
Domingo [ 04 ] às 20:30
ZERO (Zero)
De Pawel Borowski. POL, 2009. 1:50. 14 anos. Com Robert Wieckiewicz, Bogdan Koca, Zbigniew Konopka, Aleksandra Poplawska. "Zero" é um conto sobre o amor e o ódio, sobre os traídos e os traidores, sobre a violência e o sexo e sobre surpreendentes segredos. A máquina posta em andamento mudará, para sempre, a vida dos seus protagonistas. Mas será que realmente para sempre? Premiado no Festival Internacional de Filmes em Milão, 2010. Segunda [ 05 ] às 20:30
BULLYING (Bully)
De Lee Hirsh. EUA, 11. 1:40. Livre. Documentário sobre a prática do bullying nas escolas norte-americanas.
Terça [ 06 ] às 20:30
PEQUENA MOSCOU (Mala Moskwa)
De Waldemar Krzystek. POL, 2008. 1:55. 14 anos. Durante a Guerra Fria, uma jovem casada soviética e um oficial polonês se unem pela música. Prêmio de melhor filme no Festival Internacional de Cinema 2009, Moscou.
Quarta [ 07 ] às 20:30
EM NOME DE DEUS (Captive)
De Brillante Mendoza. FRA/ALE/UK, 11. 2:00. Com Isabelle Huppert, Mercedes Cabral, Maria Isabel Lopez, Joel Torre. Baseado em um fato real, o filme mostra o período em que Thérèse Bourgoin, funcionária de uma organização humanitária nas Filipinas, é sequestrada por engano junto com uma colega por um grupo extremista islâmico. Indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim 2012
Quinta [ 08 ] às 20:30
BEIJA-ME OUTRA VEZ (Baciami Ancora)
De Gabriele Muccino. ITA/FRA,10. 2:20. 12 anos. Drama. Com Stefano Accorsi, Vittoria Puccini, Pierfrancesco Favino, Claudio Santamaria, Giorgio Pasotti, Marco Cocci, Sabrina Impacciatore, Daniela Piazza, Primo Reggiani, Lina Bernardi Carlo, Giulia e seus amigos se reencontram após dez anos. A ocasião fortalece seus laços afetivos, desvenda novos relacionamentos e reacende antigas paixões.
Sexta [ 09 ] às 20:30
TUDO O QUE DESEJAMOS (Toutes nos Envies)
De Philippe Lioret. FRA, 11. 2:00. 12 anos. Drama. Com Vincent Lindon, Marie Gillain, Amandine Dewasmes, Yannick Renier, Pascale Arbillot, Isabelle Renauld. Claire é uma jovem juiz num tribunal da cidade de Lyon, na França. Ela encontra Stéphane, juiz experiente, e juntos eles partem em sua luta contra as empresas que abusam dos clientes e facilitam o endividamento. Além das afinidades ideológicas, sentimentos nascem entre os dois, apesar de Claire ser vítima de uma doença incurável.
Sábado [ 10 ] às 20:30
A FILHA DO PAI (Le Fille Du Puisatier)
De Daniel Auteuil. FRA, 11. 1:50. 14 anos. Drama. Com Daniel Auteuil. Na França pré-Segunda Guerra Mundial, um pai fica dividido entre o seu senso de honra e o amor por sua filha, depois que a jovem se envolve com o filho de um rico comerciante.
Domingo [ 11 ] às 20:30
ROSINHA (Rózyczka)
De Jan Kidawa- Blonski. POL, 2010. 2:00. 16 anos. Com Magdalena Boczarska, Robert Wieckiewicz, Andrzej Seweryn. Durante o regime comunista, a jovem Kamila se torna amante do professor Warczewski para espioná-lo. Prêmios & Festivais internacionais: 2010, Moscou (Festival Internacional de Filmes): Jan Kidawa-Blonski – Prêmio "São Jorge de Prata" para o melhor diretor, Ewa Krauze – Prêmio da revista "Vogue" para o filme mais elegante do festival 2010, Goa (Festival de Filmes internacional da Índia) Magdalena Boczarska -"Pavão de Prata" como melhor atriz 2011, São Francisco (Festival Internacional de Filmes "Tiburon"): Prêmio para o melhor filme, Jan Kidawa-Blonski-Prêmio para a melhor direção, Magdalena Boczarska – Prêmio de atriz 2011, Montevideo (Festival Internacional de Filmes): Distinção FIPRESCI 2012, Santo Domingo (Mostra Internacional de Cinema): Magdalena Boczarska -Prêmio de atriz, Andrzej Seweryn – Prêmio de ator.
Segunda [ 12 ] às 20:30
LA VIDA ÚTIL – Um Conto de Cinema (La Vida Útil – Um Cuento de Cine)
De Federico Veiroj. URU/ESP, 11. 1:10. 12 anos. Com Jorge Jellinek, Manuel Martinez Carril, Paola Venditto Um empregado da Cinemateca de Montevideo se vê obrigado a reajustar sua vida depois de 25 anos trabalhando no lugar. Prêmios de Melhor filme do Festival de Havana 2010; prêmio do Júri Internacional no Festival Internacional du filme La Roche-Sur-Yon, França 2011, Prêmios de Melhor Ator (Jorge Jellinek) no Festival de Havana e no Festival de Buenos Aires.
Terça [ 13 ] às 20:30
VENEZA (Wenecja)
De Jan Jakub Kolski. POL, 10. 12 anos. 1:55. Drama. Com Grazyna Blecka-Kolska, Agnieszka Grochowska, Magdalena Cielecka, Julia Kijowska O filme conta a história de Marek, um jovem rapaz, cuja infância é interrompida pela guerra. Por causa dela, Marek muda-se com a mãe para a província. No entanto, graças à força de sua imaginação, o menino transforma o inundado subsolo de sua casa na cidade mais romântica do mundo – Veneza. Quarta [ 14 ] às 20:30
7 DIAS EM HAVANA (7 días em la Havana)
De Laurent Cantet, Benicio Del Toro, Julio Medem, Gaspar Noé, Elia Suleiman, Juan Carlos Tabío, Pablo Trapero. FRA/ESP, 12. 2:10. 14 anos. Drama. Com Josh Hutcherson, Daniel Brühl, Emir Kusturica, Melissa Rivera, Elia Suleiman, Jorge Perugorría, Vladimir Cruz, Mirta Ibarra, Daisy Granados, Luis Alberto García, Othello Rensoli. Havana é uma cidade em processo de transformação. Este momento foi o que atraiu sete cineastas de diferentes estilos e nacionalidades a contar pequenas histórias neste cenário cujo magnetismo ultrapassa os limites geográficos. Um jovem turista americano que tem como guia turístico um taxista, uma cantora que está indecisa entre seguir carreira na Espanha ou permanecer em Cuba com seu namorado ou uma história onde o cineasta Emir Kusturica interpreta a si mesmo. Tudo isso é possível em Havana.
Quinta [ 15 ] às 20:30